segunda-feira, 15 de setembro de 2014

escritos de ônibus SP-RJ [2 *]

Movimento

Eu
corpo em trânsito.
Foram tantos

os meus corpos em trânsito!

Tem uma guerra
aqui dentro
Ela é do tamanho
do existir;

E é também minúscula
quando difusa na paisagem
aqui na janela
que mistura o agora com o agora há pouco e o daqui a pouco
me oferecendo
 
                      o movimento


***

à minha amiga que voou

vejo tuas asas
desenhadas nas nuvens leves
- e o céu está tão azul!

nós somos os vôos que fazemos
e os que não fazemos
- os vôos e os pousos

então, pouse suave, ave!
e deixe as asas preparadas, hein!
que o vento - ainda - te sopra...


***

Ousadia


Ousadia, meu filho, é abrir casa de umbanda em Aparecida


***

[do livro Voces Mapuches]

Dormitar


es hora
en que el fuego comienza a dormitar
abuela
Y el camino del cielo
me trae tu voz
desde las sombras

es hora de dormir,
me dices,
mañana otros pasos andaremos
porque otras son
las palabras en el día


*

En este suelo habitan las estrellas


En este suelo habitan las estrellas
En este cielo canta el agua de la imaginacion

Mas allá de las nubes que surgan
de estas aguas y estos suelos
nos sueñan los Antepasados
Su Espíritu - dicen - es la Lina Llena
El Silencio: su corazón que bate

*

{trecho}

Salí a perderme en los
bosques de la imaginación
(en eso ando aún)

*

{trecho}

cada una es diferente a la otra
cada planta tiene su propio espíritu


***

Da falta

A doçura que mora na tua mão
é do tamanho do espaço imenso
que sobra
ao meu redor
quando você não está.

O espaço-dentro. Quanto!

Sentir esses espaços é sentir que eles existem.
Sentir que eles existem é condição para sentir a alegria de tê-los repletos.
de nós.
e linhas.
e tal.


***

de volta à vila

os ipês da minha vila
dão flores amarelas
e cachos de tênis velhos
brotando dos cadarços encardidos

do lado de fora da Lotérica             fechada
as pessoas                  esperam
o início do horário comercial
pra comerciar a chance
da sorte
de uma vida mais tranquila

Eu
também espero
a sorte
de uma vida mais tranquila
de ipês amarelos.
e corro.

Você
também espera
a chance
da sorte
de uma vida mais tranquila.
e corre.

No meio das avenidas
nos encontramos
esfacelados das corridas
de algum jeito nos seguramos
mãos dadas, meio tremidas.
e rimos.

(eu caminho na minha vila cantando poesias dentro da cabeça pra os passarinhos ouvirem. aí, numa esquina, encontro uma criança fazendo qualquer coisa. e ela é poesia. eu guardo silêncio e próximo passo)

*

Ei, São Paulo
espelho do meu caos.
a belezura dos detalhes
com a crueldade do panorama.

e sol!

o sol entra pela porta do metrô
pelo vidro não-arrebentado da janela da sala
pelo peito
e narinas

e vira o cansaço do avesso
e vida!
terminal.


* o 2 do título refere-se a este 1 aqui ó:
http://pedacinhosdemundo.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html


Nenhum comentário: