quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Voltando ao tema...

Durante 2008, uma boa parte das minhas leituras teve a ver com urbanização, por conta do meu TCC que falava da Praça da Sé e do centro da cidade de São Paulo. Infelizmente, na ocasião, só passei meio que de raspão pela Raquel Rolnik, urbanista que eu considero genial nas argumentações, porque não foge das complexidades da coisa toda.



(Foto de B.J. Duarte, 1939)

Como nunca é tarde pra voltar ao tema, registro essa entrevista tão, tão legal que ela concedeu à Revista Fórum e publicou aqui no blog dela.

Dois aperitivos:

"Agora, vai me dizer que não cabe a população que está em São Paulo ou no Rio de Janeiro? Claro que cabe. Mas você tem que ter uma política urbana includente. E quando se faz uma política includente, diminui o lucro de determinados setores econômicos que vivem dessa política excludente."

"Pavimentação é 50% do custo total de uma urbanização. Ninguém fala, né? As coisas que realmente a gente precisa, calçada, escola, praça, árvore, custam menos que a pavimentação. Quem precisa de pavimentação é o carro, a maior parte do povo não precisa."

5 comentários:

Elam disse...

Sao paulo sempre magnifica!

Elam disse...

Da uma passadinha la no meu blog. Creio que vai gostar

http://aosolhosdovento.blogspot.com

Schleiden disse...

Blog bem feito. Parabéns.

Marcela disse...

a pauliceia desvairada. gostei do blog, parabéns!

.z disse...

Otimo blog!
estou seguindo-te.
segue o meu tbem??
xD