segunda-feira, 23 de abril de 2007

Leiturinhas leigas

Adoro ler, mas sei bem do meu atraso neste 'campo'. Não vale. Os bons caras escrevem desde que existe a escrita e eu comecei a ler há, no máximo, 14 anos, com a Márcia Kusptas. Injusto.
Correndo atrás do prejuízo, mas sem pressa que a vida não deixa, li Estrangeiro, do Camus, e tô terminando As Intermitências da Morte, do Saramago.
Cara! Como são diferentes esses dois!
Do Saramago é meu segundo, do Camus é o primeiro. Dá pra dizer que o Saramago é quase sempre cheio de palavras, ironias, enrolações inteligentes, política disfarçada. O Camus, ao contrário, é direto. E cruel. Poucas coisas ficam subentendidas no livro dele. Tá tudo ali. Tudo é muito rápido e diz tudo em poucas palavras e muitas pequenas frase. Sério, o Camus deve usar uns 20 pontos finais por parágrafo. O Saramago deve ter 20 pontos finais no livro todo.
Enfim. Com toda a diferença, gostei dos dois. Pra caralho! Nessas horas eu me acho tão volúvel. Será que eu não tenho personalidade?

3 comentários:

Maurício Alcântara disse...

Do Saramago já leu o Ensaio sobre a Cegueira? Obrigatório. E o Evangelho segundo Jesus Cristo é um de meus livros preferidos.

Fabrício Muriana disse...

eu não teria.

Juli =) disse...

Li o Ensaio. É lindo mesmo. Puta monte de imagens fodas. Tô até com medo do filme. Pode ser muito bom, mas pode destruir tudo que eu construi na minha cabeça! rsssssssssssss
O Evangelho nunca tentei. Me botaram medo, disseram que é chato, difícil e tralalá....